domingo, 23 de outubro de 2011

A sul, outros horizontes

Via João Rodrigues, um relatório importantíssimo sobre a história recente da Argentina. Nas palavras dos quatro autores, o "sucesso da Argentina tem importantes implicações para a Europa, incluindo as economias mais fracas da zona euro". Lembremo-lo: há dez anos, a Argentina entrou em incumprimento e sofreu um processo de regressão económica acelerado (em 2002, sofreu uma contracção de 11%). Hoje, em 2011, o próprio FMI estima que a economia argentina crescerá 8%. Por extenso: oito por cento.
Para percebermos como está na altura de olhar para baixo, em vez de passarmos o tempo a olhar para cima, também vale a pena olhar para este relatório da CEPAL (a CEPAL de Raúl Prebisch), intitulado La Hora de La Igualdad. Uma citação:

La igualdad de derechos provee el marco normativo y sirve de base a pactos sociales que se reflejan en más oportunidades para quienes menos tienen. Un pacto fiscal que contemple una estructura y una carga tributaria con mayor efecto redistributivo, capaz de fortalecer el rol del Estado y la política pública de modo de garantizar umbrales de bienestar, es parte de esta agenda de la igualdad en la que se incluye una institucionalidad laboral que proteja la seguridad del trabajo.
E aqui fica o relatório do CEPR. Alguém conhece o ministro das Finanças? Talvez lhe abrisse os horizontes.

The Argentine Success Story and its Implications

Nenhum comentário:

Postar um comentário