terça-feira, 12 de abril de 2011

Contra as agências de «rating»

Foi largamente noticiado que um grupo de economistas entregou ontem ao Procurador-Geral da República «uma queixa contra as agências de rating, com vista a abertura de um inquérito pelo crime de manipulação do mercado».

O conteúdo da referida queixa - «A Relevância das Agências de Rating e o Risco de Abuso de Posição Dominante» - está agora disponível na net sob a forma de Petição, em fase de recolha de assinaturas. Os primeiros assinantes são José Reis, Manuela Silva, José Manuel Pureza e Manuel Brandão Alves.

Ler e assinar AQUI.


2 comentários:

  1. Entre o hilariante e o ridículo. A prova de que as agências estavam e estão certas é o estado de bancarrota a que praticamente chegámos. Além disso, todos os agentes são livres de seguir ou não as notações das agências. É patético.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    Está a esquecer-se que a divída pública portuguesa durante toda a década passada foi sempre igual ou inferior à média Europeia. Veja aqui http://postaisdeinglaterra.wordpress.com/2010/05/19/europe%E2%80%99s-private-versus-public-debt-problem-fighting-the-wrong-enemy/ o Quadro 2. Neste contexto, o que pode justificar o aumento exponencial das taxas de juro que não um ataque especulativo?

    ResponderExcluir