segunda-feira, 11 de abril de 2011

Guia de Portugal 2011-2014


Punishing the Poor: The Neoliberal Government of Social Insecurity

"O presente volume demonstra que o Estado neoliberal se revela totalmente diferente na realidade: enquanto adopta o laissez-faire no topo, relaxando as restrições ao capital e expandindo as oportunidades dos detentores do capital económico e cultural, é tudo menos laissez-faire na base. De facto, quando se trata de gerir a turbulência social gerada pela desregulação e de inculcar a disciplina do trabalho precário, o novo Leviatã revela-se ferozmente interventivo, prepotente e oneroso. O suave toque da tendência libertária, que favorecem a classe alta, dá lugar ao cunho áspero da vigilância autoritária, enquanto procura dirigir, leia-se ditar, o comportamento da classe baixa."

"O estabelecimento do novo governo da insegurança social revela, in fine, que o neoliberalismo é constitutivamente corrosivo da democracia."

Um livro absolutamente aterrador. Leitura obrigatória para quem ainda acha que a inevitabilidade é menos má. Ou que o conformismo lógico, "é assim porque é assim", é a única saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário